Sur.pre.en.der:
1. Ver ou parar alguém quando fazia algo; flagrar;
2. Pegar desprevenido;
3. Aparecer de repente diante de;
4. Fazer surpresa para;
5. (fazer) Ter surpresa, pasmo; espantar(-se), admirar(-se);
~Surpreendente
(Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)
Há uma lacuna gigantesca entre a décima lição e a atual. Houve quem imaginasse que a 10º lição seria a última.
Quem acompanha este espaço, recordará que a terceira lição fala sobre recomeços. Deve lembrar também que, para assimilar uma lição ou aprendizado, é necessário tempo. De quanto tempo estou falando? não importa. O que vale é que, depois de tanto tempo, teremos mais uma lição!!!
Ficou surpreso?? hehehehe. Pois bem, este é exatamente o objetivo!
Dizem que a expressão
surpresa boa é um vício de linguagem, o pleonasmo. Pois eu não vejo redundância alguma nisso. Desde quando ser pego desprevenido pode ser algo necessariamente bom? Quem já passou por esse tipo de surpresa pode provar por A+B que surpreender-se é apenas o ato de ter surpresa, admirar-se, espantar-se, como vemos na definição. O bônus ou ônus varia de acordo com a causa/efeito em si.
Talvez por parecer uma palavra bonitinha (sim, eu acho!), comumente associamos a algo bom. Ainda bem!! Especialistas de plantão, vocês imaginam a tamanha importância do ato de surpreender ou ser surpreendido?
Pois lhes direi,
as surpresas quebram nossa rotina, nos despertando para a vida. É o que a mídia chama de
sazon; o temperinho que faltava pra dar um charme a mais ao nosso dia-a-dia.
A surpresa muitas vezes é a solução para vários problemas; digo mais, talvez para maioria deles...
Portanto, caro Especialista Trainee*,
*Ah! não contei a vocês, mas os que concluiram a décima lição, passaram para a fase de treinamento prático, os chamados trainees*
saber surpreender é uma característica imprescindível para o futuro Especialista. Ser surpreendido também; há os que não sabem receber de bom grado tais manifestações, mas eu particularmente ADORO!
As melhores surpresas são, principalmente, aquelas pessoas especiais que aparecem do nada[3], te pegando desprevenido [2], porque flagrou você em uma situação [1] que deixou-a (pessoa) surpresa [5], fazendo-a entrar em contato com você, causando-lhe (você) surpresa [4 e 5]; por fim, você acaba retribuindo com uma resposta positiva, causando mais surpresa ainda[4] e perpetuando este ciclo vicioso de admiração, misturado com espanto, receio, medo, alegria, satisfação, amizade, amor e tantos outros sentimentos.
Ficou complexo demais? Complexo de entender,mas simples em realizar.
Surpreenda e deixe-se surpreender.
Este é o segredo. Uma carta com mensagens malucas, um telefonema, uma canção, uma foto, um texto, um abraço, até mesmo uma piada sem graça. Pequenas coisas simples de serem realizadas e que causam o resultado esperado: o despertar!
Bom diaaaaaaaaaaaaaaa! Já acordou??
então o que você está esperando?
SURPREENDA-ME!
:)