segunda-feira, agosto 04, 2008

Lição nº 11 - Surpreenda(-se)!


Sur.pre.en.der:
1. Ver ou parar alguém quando fazia algo; flagrar;
2. Pegar desprevenido;
3. Aparecer de repente diante de;
4. Fazer surpresa para;
5. (fazer) Ter surpresa, pasmo; espantar(-se), admirar(-se);
~Surpreendente

(Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa)


Há uma lacuna gigantesca entre a décima lição e a atual. Houve quem imaginasse que a 10º lição seria a última.
Quem acompanha este espaço, recordará que a terceira lição fala sobre recomeços. Deve lembrar também que, para assimilar uma lição ou aprendizado, é necessário tempo. De quanto tempo estou falando? não importa. O que vale é que, depois de tanto tempo, teremos mais uma lição!!!

Ficou surpreso?? hehehehe. Pois bem, este é exatamente o objetivo!

Dizem que a expressão surpresa boa é um vício de linguagem, o pleonasmo. Pois eu não vejo redundância alguma nisso. Desde quando ser pego desprevenido pode ser algo necessariamente bom? Quem já passou por esse tipo de surpresa pode provar por A+B que surpreender-se é apenas o ato de ter surpresa, admirar-se, espantar-se, como vemos na definição. O bônus ou ônus varia de acordo com a causa/efeito em si.

Talvez por parecer uma palavra bonitinha (sim, eu acho!), comumente associamos a algo bom. Ainda bem!! Especialistas de plantão, vocês imaginam a tamanha importância do ato de surpreender ou ser surpreendido?

Pois lhes direi,
as surpresas quebram nossa rotina, nos despertando para a vida. É o que a mídia chama de sazon; o temperinho que faltava pra dar um charme a mais ao nosso dia-a-dia.
A surpresa muitas vezes é a solução para vários problemas; digo mais, talvez para maioria deles...
Portanto, caro Especialista Trainee*,

*Ah! não contei a vocês, mas os que concluiram a décima lição, passaram para a fase de treinamento prático, os chamados trainees*

saber surpreender é uma característica imprescindível para o futuro Especialista. Ser surpreendido também; há os que não sabem receber de bom grado tais manifestações, mas eu particularmente ADORO!

As melhores surpresas são, principalmente, aquelas pessoas especiais que aparecem do nada[3], te pegando desprevenido [2], porque flagrou você em uma situação [1] que deixou-a (pessoa) surpresa [5], fazendo-a entrar em contato com você, causando-lhe (você) surpresa [4 e 5]; por fim, você acaba retribuindo com uma resposta positiva, causando mais surpresa ainda[4] e perpetuando este ciclo vicioso de admiração, misturado com espanto, receio, medo, alegria, satisfação, amizade, amor e tantos outros sentimentos.

Ficou complexo demais? Complexo de entender,mas simples em realizar.
Surpreenda e deixe-se surpreender.

Este é o segredo. Uma carta com mensagens malucas, um telefonema, uma canção, uma foto, um texto, um abraço, até mesmo uma piada sem graça. Pequenas coisas simples de serem realizadas e que causam o resultado esperado: o despertar!

Bom diaaaaaaaaaaaaaaa! Já acordou??
então o que você está esperando?
SURPREENDA-ME!


:)

5 comentários:

GuiSansoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GuiSansoni disse...

Senti uma leve crítica ás minhas piadas... òtimo texto Dani... estou surpreso(hahahahahaha aí foi mais umaaaaaa...) mas sei que vc não irá se supreeender comigo fazendo mais uma piada :p
beijo
Gui

A Especialista disse...

poxa, huahuahuahuahuahua.
Mas as suas piadas são engraçadas... na verdade não estava falando das suas, quem for ler, vai entender ;)

que bom ter gostado!!!
bjo!

gurtat disse...

Surpreender!
ou simplesmete, surpreenda ou SURPREENDI!!


bjao dani

A Especialista disse...

hehheehhe,
todas as pessoas que conheci em determinado momento me surpreenderam, positivamente ou nao, mas me surpreenderam!
vc não é exceção, gurt!

bj's