quinta-feira, outubro 23, 2008

Do papel ao Scrapbook

"For every beauty there is an eye somewhere to see it. For every truth there is an ear somewhere to hear it. For every love there is a heart somewhere to receive it.”

“Para cada coisa bela, existe alguém em algum lugar para vê-la. Para cada verdade existe um ouvido em algum lugar para ouvi-la. Para cada amor, existe um coração em algum lugar para recebê-lo”

(Ivan Panin- matemático russo)


Li este texto em um dos sites de artesanato que frequento, o Scrapdiary, e me fez recordar como é possível extrair maravilhas e transformar o mundo a partir de um mero pedacinho de papel.

O Scrapbook é uma técnica artesanal utilizado na elaboração de álbuns de memórias, tendo como base o uso de fotografias, decoradas com papéis coloridos, fitas, adesivos, rendas, colagem e vários outros materiais.

Essa técnica existe há mais de 100 anos, porém com o passar do tempo, percebiam que as fotos descolavam dos álbuns, amarelavam, ou seja, perdiam suas características originais. Para tal, desenvolveram materiais chamados "acid free", sem ácidos em sua composição já que tal substância, com o passar do tempo, migra para a fotografia, danificando-as.

No Brasil essa técnica é bastante recente e há 5 anos ainda era necessário fazer uso de materiais importados. Hoje, com a difusão da prática, há várias opções disponíveis no mercado; é possível observar no rótulo de determinados produtos para artesanato, como tintas e colas especiais, a indicação de produto recomendado para Scrapbook.

O detalhe principal da técnica é a mais pura criatividade. Quase tudo (quase tudo mesmo!)pode ser utilizado na confecção das páginas. Desde anéis de lata para decoração a pedaços de papelão, usados como carimbo. O importante é pesquisar bastante, aproveitando principalmente as dicas de quem já possui experiência na área.

Vale lembrar que há também o Scrap digital, feito no computador.

Scrap Digital

A beleza do papel é mesmo impressionante. Um viva aos chineses que inventaram o papel!!!

Fonte: http://www.scrapbookbrasil.com


Farei uma página e prometo postar aqui!

2 comentários:

Fábio Pedro Racoski disse...

E um viva aos franceses, que inventaram a fotografia!

A Especialista disse...

é verdadeeeeeeeeeeeeeeeeee!