sexta-feira, dezembro 02, 2005

Que se Chama Amor...


Falando Sério


Quando eu vi no dicionário, nem acreditei que fosse possível haver tantas descrições pra essa mera palavrinha de apenas 4 letras, mas capaz de transformar a vida de qualquer ser humano. Meu amigo Houaiss diz:

A.MOR: substantivo masculino
1. atração afetiva ou física;
2. adoração, veneração, culto;
3. afeto, carinho, ternura, dedicação;
4. aventura amorosa, caso, namoro;
5. o ato sexual;
6. o ser amado;
7. demonstração de zelo,dedicação, fidelidade;
8. apego a algo que dá prazer, paixão, fascínio.


Há um tempo atrás dizer "eu te amo" era fato raro na minha vida. Não que eu fosse incapaz de amar, e sim de expressar. Acredito que por mais que saibamos tudo, no fundo não sabemos nada sobre o amor. Pensamos que estamos amando, quando na verdade é pura paixão. Pensamos que é só amizade e nos descobrimos amando mais do que nossos corações conseguem suportar. Ignorar o total significado da palavra contribuía para que eu mantivesse o sentimento um tanto quando escondido, e que apesar de todos esses sigificados, eu diria que amor verdadeiro e pleno é apenas um:
O Amor Universal

Aquele que podemos oferecer a todos, sem distinção, porque é puro e sincero. Que se contenta em dar, mesmo sem receber. Um amor que deseja servir e que de todo o seu coração sente-se feliz com isso. Amor, simplesmente amor...

Ontem disseram-me que me amam. Hoje eu disse Eu Te Amo a alguém. Amor é o tipo de sentimento que não pode, nem deve esperar. Não falo só de amor homem-mulher; falo do amor no geral, o mesmo que sentimos pela nossa família, por nossos amigos... por essas pessoas tão queridas por nós e que fazem nossos dias terem mais sentido. Hoje eu amo sem fronteiras, sem timidez, quase sem medo. Sim, quase. Acredito que todos nós temos um certo receio em relação a isso. Não deveríamos, mas o medo existe, é fato! Nada que não seja superável.

Se você achou que eu iria dar uma super hiper ultra master big plus mega lição sobre como ser Especialista na arte de Amar, esqueça... No dia em que me tornar Especialista em Amor, terei chegado à perfeição e como perfeição não é desta terra, sei que, como você tenho ainda muito o que aprender.Tá duvidando? pois veja um trecho da carta de Paulo aos Conríntios:
(...)O amor jamais acaba(...)Quando porém vier o que é perfeito, o que então é em parte, será aniquilado.

Você provavelmente está estranhando todo esse papo sério, neste blog metido a engraçadinho. Acredite, eu até tentei mas definitivamente, com o Amor não se brinca!

Ah propósito, EU AMO TODOS VOCÊS!!!!!


Aí vai a carta na íntegra pra vocês:
TRECHO DA CARTA DE PAULO AOS CORÍNTIOS
"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência: ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso se aproveitará.

O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz incovenientemente, não procura seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba. Mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará. Porque em parte conhecemos e em parte profetizamos. Quando porém vier o que é perfeito, o que então é em parte, será aniquilado.

Quando eu era menino, falava como um menino, sentia como menino. Quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

Porque agora vemos como um espelho, obscuramente, e então veremos face a face; agora conheço em parte, e então conhecerei como sou conhecido.

Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e o Amor. Estes três. Porém o maior deles é o Amor".

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu acredito no amor.

Anônimo disse...

Maravilhosa exposição...

Os apaixonados vão aparecer, será?

Mesmo assim eu deixo o meu "EU TE AMO" a vc, Dã, e a todos os amigos que lerem o blog.

Beijinhos e um ótimo final de semana

Anônimo disse...

Não entendi nada! Pode explicar melhor?

Anônimo disse...

Sobre Amor certa vez li o seguinte..... ´´ Fácil é dizer ´eu te amo´, difícil é fazer tal coisa seja uma verdade durante todo o tempo´´. :)

Realmente por conta de tal frase já dá para ter uma idéia que sou reticente quanto o Amor, principalmente aquele sentimento amoroso por demais idealizado e idílico.

Todavia, não sou de todo cético e pela prática descobri que a capacidade humana para amar é bem ampla e nela reside uma fonte de redenção insuspeita.

Do seu amigo de sempre
Ateu e descrente

Alea Te Acompanhe!!

Anônimo disse...

Ainda bem que deixei para comentar isso hoje... E não naquele dia.. ia sair xingos =D
O Amor, ahhh.. acho que não consigo falar dele... Seja pela pouca experiencia de vida, seja por ter tidos experiencas antagonicas.... Isso no caso de homem e mulher...
Um dia quero saber o que voce acha do que o Padre Antonio Vieira falou do amor... Acho que da um post interessante :)

Anônimo disse...

Há uma vaga para amigo do tipo 3?
Estou interessado em concorrer ;)

A Especialista disse...

Ah Vidal... pra você sempre há uma vaguinha.

hehehehe
Beijocas!

Unknown disse...

SE AMOR É AMAR SEM SER,AMADO TALVEZ EU ESTEJA AMANDO QUEM SABE UM DIA EU TENHA CERTEZA DISSO.

ANDERSON