quarta-feira, dezembro 14, 2005

Começar de novo...



RE.CO.ME.ÇAR:
1. Continuar, após interrupção; retomar.
2. começar novamente(o que havia parado ou se supunha ter acabado).

No Dicionário Houaiss diz isso...
Eu diria algo além, afinal Recomeçar pode significar muito mais do que sua simples definição. Pra mim significa seguir com a vida. Pode parecer simplório mas muitos desistem de viver pelo mero fato de se sentirem incapazes de começar de novo.

Em alguns momentos precisamos apenas continuar de onde paramos, o que pode parecer bastante natural.Em outros, e estes são os momentos mais críticos, necessitamos deixar tudo o que realizamos para trás, guardar no bolso e começar do zero, do nada. Recomeçar, uma nova vida, um novo momento. Como você se sentiria se tivesse que passar por isso?
Eu já passei por essa situação algumas vezes. Não é preciso esquecer o que foi feito, mas sim estar disposto a aceitar o novo; enfrentar o que vem pela frente sem desistir, sem hesitar. Pensando bem, talvez o problema não seja o começar, mas sim o Re. Verdade, o re, além de nos remeter à segunda nota musical, normalmente nos passa a sensação de retroceder, voltar atrás... a famosa marcha ré!

Muitas vezes para darmos 10 passos à frente, temos que primeiro dar 2 passos pra trás. Impressionante como essa atitude "dá um gás" pra seguirmos. Assim como o cobrador de falta no futebol dá uns passinhos pra trás pra pegar velocidade e, talvez fazer um gol, ou quando pegamos embalo em um balanço de parquinho. É exatamente esse um pouco pra trás que nos impulsiona pra frente!! Não devemos temer o retrocesso.Como num filme, é importante rever a cena final antes de continuarmos com o filme seguinte, para que a sequência faça sentido, para que possamos ver o que pôde ter dado errado e corrigirmos mais adiante. O filme pode mudar, mas o personagem principal será sempre você!

Este blog ficou parado por 10 dias. Apesar de ser algo recente, estou recomeçando... mais uma vez, recomeçando. Este foi o tempo que precisei pra "voltar pra trás" e pegar embalo pra seguir... ainda não chutei pro gol, mas estou decidindo. Quem sabe eu consiga enganar o goleiro?! Sei que é preciso dar o primeiro passo. Sei que sempre é tempo pra mudar o que se deseja. O momento é o agora.

Critério n° 1 pra ser um Especialista é saber recomeçar, então:
Era uma vez...
------------------------------Pra refletir------------------------------
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo...
Qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Chico Xavier

8 comentários:

A Especialista disse...

Agora tudo vai dar certo!!
Já comecei com um encontro vivencial sobre atitude positiva, com uma psicóloga especialista em neurolinguística. Muito proveitoso!!

Vc acha que sou a única especialista por aqui?? hehehehe.

Ô Rabelo, cadê teu "Diário" hein??? fui procurar e opa! Só o Branco...

Bem, é isso.

Beijos e beijos... era uma vez... (risoss).

Anônimo disse...

Não percebo o papel da psicóloga no meio disto tudo, mas acho a sua atitude muito positiva. Talvez um pouco normalizada, mas feliz.

Na bonita frase do Chico Xavier não fala em Gol.
O objectivo maior pode não ser chegar a algum lado ou enganar um goleiro.

Talvez seja aí que arranjamos as nossas frustações.
E se o objectivo que nos interessa alcançar seja apenas estar?

Anônimo disse...

Ei dani! Beleza mensagem...
Muitas vezes desistimos de recomeçar, por achar que não vamos dar conta... depois que perdemos o "timing" que nos arrependemos...
Faça isso dani.. va se preparando, de pequenos passos pra tras, por que na hora que embalar, ninguem te segura :)

A Especialista disse...

Enganar o goleiro é uma expressão Vidal. Devemos ter metas e buscar alcançá-las, mas com os pés no chão, sem utopias.

bj's

Anônimo disse...

Concordo consigo. Devemos ter metas. Mas devemos saber que as metas que escolhemos podem não ser aquelas que desejamos.

Ao estabelecer objectivos concretos, arriscamo-nos a imitar Sísifo. O que nos parece essencial pode ser apenas um enfeite sem valor. Nesse caso, teremos de ignorar o objectivo anterior e seguir o novo objectivo.

O que quero dizer é que um bebé que, a cada instante, segue o objecto mais próximo, pode ensinar-nos algumas lições sobre a instabilidade dos nossos objectivos, talvez até ajudar-nos a compreender as nossas reais e profundas motivações.

A Especialista disse...

Vidal, vc é minha motivação!!
huahuaauhuhauhuaaha
bj's

Anônimo disse...

O comment chegou... Tinha esquecido de desabilitar a moderação :p
Beijooooos!

Anônimo disse...

Recomeçar rima não sem motivo com ´´tentar´´ e em extremo com ´´ameaçar´´...

Seria ´´tentar´´ iniciar uma nova série de eventos que ´´ameaçam´´ o status quo. Eis o que é para mim ´´recomeçar.:)

Curiosamente muitos julgam como uma atitude de fracassados recomeçar, porém, fato é que já se revela ´´meio-triunfo´´ter a disposição a possibilidade de tentar mais uma vez.

Com certeza fracasso total figura quando nem ao menos existe a alternativa em recomeçar.

Do seu amigo de sempre
ateu e descrente