segunda-feira, novembro 13, 2006

A Porta e a Chave

"Conhece-te a ti mesmo." Sócrates


Quantas portas se abriram em teu caminho e quantas outras se fecharam?

Saberias dizer onde se encontram todas as chaves?

Bem penso que algumas se perderam, outras jogastes fora, sem dó nem piedade. De algumas tirastes cópias, caso sumissem... E sumiram!
Outras se encontram tão bem guardadas que mal te recordas onde as deixastes. Há também aquelas poucas, que carregas contigo aonde quer que vás. Estas não se perdem nunca e delas não há cópias, não necessitas, afinal suas respectivas portas estão sempre abertas, mas ainda assim carrega-as, só por precaução.

Agora, tu saberias dizer onde se encontram todas as portas?
Umas trancadas, outras encostadas e outras tantas abertas. Da maioria tampouco tivestes posse das chaves...

Estiveras à mercê da sorte em encontrá-las abertas ou fechadas; ou da sorte de nunca mais tornar a vê-las. Sim, eu disse sorte! Algumas portas desejaríamos que jamais houvessem existido em nossos caminhos.

Eu mesma já tive muitas chaves e portas. Uma vez, uma das chaves que guardei com muito carinho e apreço não mais poderia abrir a dita porta... Haviam trocado a fechadura!! Ah, que lástima...
Foi quando lembrei-me de ter eu mesma feito isso algumas vezes: trocar as fechaduras de algumas portas. E não foram poucas, confesso.
Mas havia uma em especial. E ainda que de alguma maneira eu não quisesse abri-la, eu o fazia. Por mais que se trocasse as fechaduras, ainda assim eu teria posse das chaves.
Foi quando eu tive a brilhante idéia de colocar uma fechadura insubstituível, trancá-la muito bem trancada e jogar a chave fora, pra bem longe, a perder de vista.

ZAAAAAAAAAAAPPP!

Teria sido perfeito, perfeitamente perfeito não fosse por um minúsculo detalhe:
Eu estava do lado errado da porta! E no afã de me libertar, me prendi.
Outras portas abri, diversas chaves possuí mas todas em vão, sempre me levando ao mesmo lugar.

Agora resta-me esperar, apenas esperar.

De certo vejo-o portando apenas uma chave, uma única chave em mãos e volto a perguntar quantas portas se abriram em teu caminho e quantas outras se fecharam? Saberias dizer onde se encontram todas as chaves? Saberias dizer onde se encontram todas as portas??

E antes que eu pudesse seguir, ele gentilmente me interrompeu:

- Peço-lhe mil desculpas por chegar a esta hora. Em verdade, estive muito atarefado e demorei em responder ao teu chamado, mas agora eis me aqui!

Enquanto eu o olhava, ligeiramente surpresa e inquieta com sua atitude, ele continuava:

_ Vamos, mostre-me a porta que tanto desejas abrir!

Eu fiquei mesmo incomodada e pensava comigo mesma por que eu faria isso, se mal o conhecia ? O fato de termos conversado por uns meros minutos não o colocava em posição de invadir minha privacidade desta maneira! Como ele ousaria??

E então percebi o que estava acontecendo... e lhe disse:

_ Claro, siga-me! É por aqui.

Nesse momento, eu esboçava um sorrisinho tímido e envergonhado pelo tratamento tão "caloroso" que havia dado ao cavalheiro, mas ao mesmo tempo ansiosa em mostrar-lhe a porta.

_ É esta aqui. Agora ela se encontra em tuas mãos!

Estava tudo prestes a ser resolvido com apenas alguns movimentos simples.
E foi com aquela única e pequenina chave-mestra,que a porta se abriu e o Chaveiro me libertou...de mim mesma.


Danielle Pessoa
Em, 26/10/2005

5 comentários:

Anônimo disse...

A Alice pergunta ao Mestre Gato: "Mestre Gato, para onde eu devo seguir"...e ele responde "Depende de onde queres chegar"

É assim, os caminhos são inúmeros, mas devemos nos centrar e decidir
onde queremos chegar...porque não adianta apenas ir...

LolyD disse...

caramba... lindo!

Anônimo disse...

Portas são tanto pra entrar em algum lugar quanto pra sair. Notou que a rigor descreveu uma porta de entrada e não bem de saída? E ainda mais uma porta que tenciona firmemente estar fechada.....Pergunta de um zilhão de dólares : O que está atrás, trancado e escondida naquela porta tão bem fechada?!?! :)

Nanda disse...

Oi minha amiga, vc anda mesmo mto inspirada, né? Cada coisa linda q sai da sua cachola!! Parabénssssssssssss! beijocas da futura ex-cidadã pasárgada. Estou sem saco...... bjos

Anônimo disse...

saudade de ti garotinha...
bj
ci