segunda-feira, outubro 16, 2006

Lição n° 9 - Eu queria estudar em Hogwarts...



"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."
(J. K. Rowling - Harry Potter e o Cálice de Fogo)


Es.co.lher:
1. manifestar preferência por; eleger, preferir.
2. fazer seleção de; selecionar.
3. fazer opção entre (duas ou mais pessoas ou coisas).
(Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa)


Um Especialista sabe muito bem a hora certa de "dar o recado". É importante manifestar seus anseios, deixar claro o que se quer e acima de tudo decidir, para que mais tarde não precise ouvir aquela frase típica do tipo Eu te avisei, cheio de arrependimento por não ter feito!!
Desde pequeninos nos vemos na encruzilhada da vida, que a todo tempo nos questiona por qual caminho desejamos prosseguir, mas eu não vou ficar aqui com esse blá blá blá. Relaxem!! Os princípios da escolha são muito, mas muito mais simples do que você ousaria imaginar.

Bom, temos três princípios básicos:
Manifestar a preferência, selecionar e fazer a opção. Não necessariamente nesta mesma ordem, nem tampouco todos os princípios simultaneamente. Tá certo que algumas escolhas fazemos ainda quando crianças, outras na adolescência e as demais na vida adulta, mas ainda temos aqueles que mudam de idéia totalmente... sabem com é, antes à tarde do que nunca!

Vejamos um caso simples e típico de manifestação, seleção e opção, que normalmente resulta em noites mal dormidas:

Valdinércio que na verdade tem outro nome, mas o diacho do nome é tão feio, mas tão feio que resolvi preservar você, caro leitor! Aliás, a mãe do infeliz não tinha outra opção?? é, porque pelo visto o infeliz não teve...
Bom, Valdinho (esse foi o apelido que escolhi pra ele, bonitinho, não?? por favor, não responda!), Valdo era um garoto muito tímido, envergonhado, calado, quase não falava com ninguém. Cá entre nós, com um nome desse até eu! Entretanto o guri viu-se perdidamente apaixonado por uma menina linda de sua classe.

Neste exato momento Vadinho, ou melhor, o coração de Vadinho, sem saber mas sabendo, porque coração é fogo... realizou os três princípios da escolha. Primeiro ele elegeu o sexo feminino como sua preferência sexual, em seguida selecionou dentre todas as meninas de sua turma, a mais gata (lógico, o cara é tímido, não cego) e optou por Amanda, sendo esta por sua vez uma das meninas mais cobiçadas de todo o colégio. Eu disse TODO o colégio.

Vocês por acaso leram aquela primeira frase?? Exatamente! Mais do que ser tímido, envergonhado e ter nome feio, se ele conseguisse ao menos expressar seus sentimentos por Amanda, mostraria no mínimo que tem muita coragem! Não tanta quanto a mãe dele, por ter escolhido tal nome pro filho, mas ainda seria um ato de muito destemor. Valdinho encontrava-se novamente em outra encruzilhada dessas que a vida adora nos pregar. O fato é que Valdinércio, muito confiante foi falar com Amanda. Por incrível que pareça ele a conquistou e ficaram juntos até o final do ano letivo.

É que depois do fato, Valdo, como ficou conhecido, tornou-se tão popular, mas tão popular que Amanda era coisa do passado. Quanto às noites mal dormidas? no final das contas esse foi mesmo o resultado, já que o não-mais-infeliz vivia em festas pelas madrugadas afora.

Quando Valdinho acordou, sim, porque depois de não ter conseguido contar tudo para Amanda, teve que tomar vários calmantes para dormir e não se recordava da noite anterior, nem das coisas que tinham acontecido (ou não). Não deixou que ninguém lhe contasse a história real, mas Valdinho fez a sua escolha, o seu final feliz.
Para se certificar que jamais recobrasse a memória, ele repetia a si mesmo a história fantasiada todas as noites antes de adormecer.

Valdinho nunca mais foi o mesmo garoto tímido de nome feio de sempre. Agora ele era Valdo, o garanhão, ainda que só ele soubesse disso.

Se Valdo cresceu sendo um cara normal, descolado e pegador??? Vá saber, né... Vá saber...

Você ainda deve estar se perguntando: caramba, e o que tem a ver o título da lição com esse texto todo???????????????

Elementar, meu caro Especialista, elementar. Definitivamente eu queria estudar em Hogwarts, porque é melhor ser bruxa do que ser trouxa!

E você o que quer ser? a Escolha é toda sua!

4 comentários:

Anônimo disse...

Como sempre seus textos são perfeitos. Quando eu crescer, irei escrever igual a você. =]

Eu me identifiquei com o texto, sempre fui timido e na minha e quando via que conseguia o "sucesso" deixava um pouco de lado as "coisas"

Lindo texto...parabens!

Anônimo disse...

Não entendi!

Uma bruxa não é uma mulher Wicca?
E elas não podem ser trouxas?

Parece que você não contou a história toda!

Nanda disse...

Acho que o vidal não leu nem assistiu Harry Potter! hehehe
Adorei o texto Dani, vc manda mto bem!!! Não sei como não é jornalista ou escritora... beijos

Anônimo disse...

Sabe que dá pra refletir se realmente fazemos escolhas ou bem ´´ as escolhas´´ que caem em nosso colo........vá se saber.