quinta-feira, março 31, 2011

Lição nº 12: À espera de um milagre


Ex.pec.ta.ti.va:
s.f. Espera fundada em probabilidade ou promessa.

(Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa)
Já ouvi de algumas pessoas que não devemos ter expectativas, para assim evitarmos a decepção. Não conheço um ser humano sequer que não tenha expectativas... e aquele que diz não tê-la, muito provavelmente está mentindo. A primeira questão não é esperar, mas o que esperar. A segunda é como lidar com o resultado contrário, afinal só se decepciona quem quer.

Nós já nascemos de uma longa espera de 9 meses. Alguns nem aguentam esperar tanto e chegam antes!! Esperamos a noite chegar para dormir, esperamos o dia do nosso aniversário e aquela viagem de férias tão bem planejada; esperamos o ônibus e também o início da sessão de cinema; Na virada do ano, esperamos cumprir nossas promessas e esperamos sempre que o ano seguinte seja melhor do que o anterior, mesmo que este tenha sido excelente. Fala-se até em expectativa de vida, como então ter expectativas se tornou algo proibido?!

O segredo é estar com o coração aberto e esperar TUDO. Restringir suas possibilidades é o que pode causar a frustração. As letras do alfabeto estão aí para que você possa ter, não apenas um plano A, mas o B, C, D e daí em diante. Entenda que aquilo que pode dar errado, e no final acaba dando, não necessariamente é a pior das soluções. Certamente é a melhor, acredite!!

Eu não falo em esperar sentada pelo acontecimentos; falo de esperança, mas por favor, não me diga que não há probabilidades, porque a estatística pode provar: sempre haverá uma infinidade delas.

Eu quero acreditar que a paz vai reinar neste mundo; que as mazelas humanas desaparecerão; que um dia encontrarei aqueles de quem sinto saudades... eu espero por isso.

Eu quero esperar...
Eu quero ter esperança, portanto pare de me dizer para não ter expectativas. Algumas dores são inevitáveis, já dizia o poeta. Apenas esteja do meu lado, para me lembrar que sofrer é opcional.

_______________________________________________________
"Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer."
Santo Agostinho
_______________________________________________________

2 comentários:

Fábio Pedro Racoski disse...

E eu, que não esperava nada, apenas me censurava, hoje espero tanto e busco por tanto também... Espero que sempre mais.

Denise disse...

As expectativas são como um norte para os acontecimentos. Mas o divertido da vida é quando as expectativas são superadas ou nem mesmo cogitadas (surpresa!!).

Enfim, de alguma forma a gente tem que se preparar pro que pode acontecer. Belo texto! :D