domingo, dezembro 12, 2010

A Grande Reforma

2010 foi um ano interessante. Há algum tempo fala-se em reformas, que é preciso mudar; tributos inadequados? reforma neles! A grana da previdência não vai sustentar a população no futuro? muda tudo, outra vez! condenados que saem da cadeia antes do tempo? reformule a lei! Aquele nariz que está um pouco tortinho? Uma conversa com o cirurgião, quem sabe! A grana está curta? Aumento no salário! Inflação subindo? que aumentem os juros! A segurança pública está falida? então mudemos o sistema!


Todas as grandes reformas que a sociedade reclama, giram em torno do capital. Aspirações materias, que tem valor de acordo com a convenção contemporânea. Meta concretas pautadas em critérios relativos, resultam em insatisfação contínua, porque o que ontem era maravilhoso, ao ser alcançado amanhã, já não será mais o que se desejava.

Vejamos quanto tempo temos perdido, ao focarmos em terapeuticas sintomáticas, quando na verdade é muito mais simples tratar a causa. Uma única doença pode manifestar (e normalmente manifesta) diversos sintomas. Descobrir a causa é mais eficaz do que tratar todos os sintomas envolvidos; além de mais rápido.

Qualquer pessoa um pouco esclarecida poderá relatar todas as mudanças necessárias para que possamos viver em um mundo melhor. Eu cito apenas uma:

A Reforma Moral


Poucos tem a coragem de olharem-se no espelho e se encararem. Refletindo sobre o que realmente tem feito de útil para si e para o próximo, em suas breves vidas. Muito mais fácil não enxergar. É preciso ser forte? não. É preciso ser franco.

Os valores morais podem, certamente, direcionar todos a um único caminho, sustentável e satisfatório a qualquer ser humano. Lembrando que vivemos em grupo, o que desejar de bom para si, queira-o também aos demais.

Seja você mesmo a reforma que espera ver no mundo.
_______________________________________________________
"Não estamos na obra do mundo para aniquilar o que é imperfeito, mas para completar o que se encontra inacabado."
Emmanuel
_______________________________________________________

3 comentários:

Anônimo disse...

As vezes eu penso que a solução para a maioria dos problemas é tão simples, mas tão simples que acaba ficando complexa, pois as pessoas geralmente bolam fórmulas tão mirabolantes que ficam impossíveis de sair do papel.

Em relação ao seu texto, ele está diferente do vemos por ai. Simples e direto!

VILAS BOAS, Júnior. disse...

Realmente, esquecem do mais importante, que é retirar o ser humano das trevas e trazê-lo à luz. A reforma que precisamos é no sistema educacional. Parabéns, gostei do seu blog. Vou seguí-lo!
Até mais

Dani Pessoa disse...

Obrigada junior!
Fique à vontade :)